A Paz do Senhor! Seja bem-vindo.

Estudos Bíblicos

O Filho prodigo 



É com base na Bíblia que estaremos falando sobre um tema muito importante para a vida dos homens, que encontramos no livro Evangelho de Lucas 15.11-32.
Ver.11 Disse Jesus:  Um certo homem tinha dois filhos. 
O filho planeja sua partida, algo premeditado. Neste momento gerou pecado por falta de sabedoria.
Ver. 12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. 

Vejamos o filho prodigo tinha motivo para sair de casa? Não, pois  Jesus não relatou este assunto, o que vemos é que simplesmente ele se achava na condição de se apossar dos bens de seu pai. Partindo do principio entendemos que o filho só tem direito a herança quando há morte dos pais, fora isso não havia direito legal do filho questionar à herança.
Você sabe o que é um filho pedir uma herança para os pais antes da morte?
É o mesmo que dizer, eu quero que você morra!  É como um tapa na face. Mas o pai não questionou tal atitude, como está escrito no Ver. 12 parte c. E ele repartiu por eles a fazenda.
Havia motivo para o filho abandonar seu lar? Não havia mais motivo para ele ficar.
Tal atitude do pai, nos mostra que ele não queria perder o vinculo entre pai e filho em outras palavras: o vinculo entre a família. Algo que hoje não encontramos mais em muitos lares. Pois em muitos lares as pessoas estão acostumadas a construir muralhas ao invés de construírem pontes (vínculos afetivos), vivem como verdadeiros inimigos. Não era o caso deste pai que repartiu por eles a fazenda sem questionamento. 
Como está escrito no ver. 13 de Lucas: E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. É como avaliamos: tudo que vem fácil vai fácil. Achou que o dinheiro não acabaria, poderia desperdiçar a vontade e que sempre estaria rodeado de amigos. Mas alguns amigo só estão ao seu lado enquanto há dinheiro, quando o dinheiro acaba eles te abandonam, fecham as porta, pois não havia amizade, mas interesse no que você podia proporcionar.
Deus não aceita que se feche a porta da reconciliação, porque o milagre de Deus passa por essa porta. Essa foi à atitude deste pai que não o amaldiçoou nem disse que ele não o acharia mais lugar em seu coaração.
Jesus nos mostrou que crise significa perigo ou oportunidade de crescer. O grande segredo é não se deixar perder. Aprenda com o Pai do filho prodigo, Que não se perdeu com a perda do filho.  
O Pai do filho prodigo não chorou com dor do arrependimento do remorso, pois ele não colocou seu filho para fora de casa, ao contraio ele fez o melhor que podia. Jesus nos ensinou que aquele tinha flexibilidade, não erra como uma estrutura rígida que quebra fácil, é a graça que dar flexibilidade e não deixa o homem cair. Siga o exemplo de Jesus que veio cheio de graça e verdade.
Você está fazendo o melhor? Você está se enchendo de graça?

Depois de ter gasto todo o dinheiro como falsos amigos, com bebedeiras e regalias, sobre veio a miséria e o castigo. Houve grande fome naquela região, ele começou a passar necessidade.  Foi emprega-se com um dos homens daquela região, que designou para cuidar dos porcos. A fome era tanta naquela região que ele desejava comer as vagens de *alfarrobeira que os porcos comiam. Mas ninguém lhes dava nada. Cadê os amigos? Todos haviam desaparecido, ninguém o queria por perto.
De que forma você quer terminar sua vida? Há pessoas que terminam embaixo de um viaduto ou asilo, sem ate mesmo receber a visita de cachorro. Mas o filho prodigo teve convicção e determinação para perceber que estava errado, pois a sua condição o fez cair em si, ele compreendeu que seria seu fim se continuasse naquela condição.
 E, tornando em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus empregado. E, levantando-se, foi para seu pai. Lc. 15. 17-20.
Esse é o verdadeiro sentimento de arrependimento e humildade por causa do pecado, desejou ser como um dos empregados de seu pai, pelo que ele havia feito, já não erra digno de ser chamado de seu filho. Porem tomar a decisão de arrepender-se não é suficiente, o arrependimento precisa está visível nos atos, palavras e ações.
Seu pai o esperava de braços aberto. É como Pai Celeste, não importa o seu pecado, a condição que se encontra, se está mal vestido, sujo e etc. Ele está sempre te esperando de braços abertos.
Se você estiver disposto a se arrepender como o filho pródigo, Deus ouvirá a sua confissão de pecado e te perdoará e te exaltará.  




VOCABULARIO
*Alfarrobeira
A alfarrobeira (Ceratonia siliqua) é uma árvore de folha perene, originária da região mediterrânica que atinge cerca de 10 a 20 m de altura, cujo fruto é a alfarroba (do hebraico antigo al charuv (חרוב), a semente, pelo árabe al karrub, a vagem, corrupção daquele outro termo). Também é designada pelos nomes vulgares de figueira-de-pitágoras e figueira-do-egipto