Lições Bíblicas CPAD
Jovens e Adultos
4º Trimestre de 2012
Título: Os
Doze Profetas Menores — Advertências e consolações para a santificação da
Igreja de Cristo
Comentarista: Esequias
Soares
Lição 3: Joel
— O derramamento do Espírito Santo
TEXTO ÁUREO
“E
nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre
toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos
jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos” (At 2.17).
VERDADE PRÁTICA
O Espírito Santo
não veio ao mundo cumprir uma missão temporária, mas guiar a Igreja até a vinda
do Senhor.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Joel
1.1; 2.28-32.
Joel 1
1 - Palavra
do SENHOR que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
Joel 2
28 - E
há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos
filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos
jovens terão visões.
29 - E
também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu
Espírito.
30 - E
mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.
31 - O
sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e
terrível dia do SENHOR.
32 - E
há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no
monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e
nos restantes que o SENHOR chamar.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Quando o Espírito
Santo foi derramado sobre a Igreja, em Jerusalém, muitas pessoas ficaram
atônitas com o fenômeno, pois viram gente simples falando línguas totalmente
desconhecidas deles. Outros, no entanto, zombavam, afirmando que essas pessoas
estavam “cheias de mosto” ou “embriagadas”. Nessa ocasião, o apóstolo Pedro se
levantou, junto dos demais apóstolos (At 2.14) e expôs sistematicamente os
pontos centrais da revelação de Deus através de Jesus Cristo. Ele evocou a
profecia de Joel a respeito do derramamento do Espírito Santo (At 2.15-21), e
conclamou-os: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus
Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a
promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe:
a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.38,39).
Subsídio Histórico
“Joás, rei de Judá
[...] O verdadeiro descendente de Davi assentou-se
no trono, e reinou durante quarenta anos (835-796). Visto que ele tinha apenas
sete anos quando se tornou rei, ficou sob a tutela de Jeoiada, o sumo
sacerdote, cuja autoridade sobre o jovem monarca estendia-se ao ponto de
escolher suas esposas (2 Cr 24.3). Os anos de apostasia sob Atália atingiram a
vida religiosa da nação. Particularmente grave era o fato de o templo e os
serviços sagrados haverem sido abandonados. Joás, já no princípio de seu
reinado, decidiu reformar e restaurar a casa de Yahweh (2 Rs 12.2,5). Portanto,
incumbiu os sacerdotes e levitas de saírem a todas as cidades e vilarejos de
seu reino a fim de obter as ofertas para a manutenção do templo.
Embora o apelo resultasse no acúmulo de fundos, a
obra tardou por alguma razão, e até o vigésimo terceiro ano de Joás (cerca de
814) não havia qualquer indício da obra. O rei Joás então ordenou ao sumo
sacerdote Jeoiada que providenciasse a construção de um gazofilácio ao lado do
grande altar, onde os sacerdotes depositariam as ofertas do povo. Um apelo foi
feito por todo o reino para que trouxessem suas ofertas ao templo; e com
alegria o povo ofertou (MERRIL, E. H. História
de Israel no Antigo Testamento: O
reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações.
6 ed., RJ: CPAD, 2007, pp.384,86).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Joel: O derramamento do Espírito Santo
Joel, o segundo dos chamados profetas menores,
exerceu seu ministério em Judá, no Reino do Sul. Seu nome significa “Jeová é Deus”. Em que pese o fato de
ele ter profetizado sobre o derramamento do Espírito de Deus no futuro, com
manifestações específicas, a tônica de sua profecia vai mais além. No capítulo
1, “Joel
profetiza ao povo logo após enormes enxames de gafanhotos terem destruído a
terra. Esses insetos comeram todas as
plantas e ervas próprias para a alimentação. Ao mesmo tempo, havia
falta de chuva, ocasionando também falta de água. Contudo, ainda que essa
destruição tenha sido muito terrível, Joel escreve dizendo que isso
não é nada em comparação com o que Deus está prestes a fazer por causa da
desobediência do povo. Joel pede que as pessoas se voltem para Deus e
lhe obedeçam antes que seja tarde demais.” (Quero Entender a Bíblia,
CPAD, pg.187). Acerca de desastres naturais, Lawrence O. Richards comenta: “Os
desastres naturais geralmente são identificados como sendo ‘atos de Deus’. Na
atualidade, sabemos que isso significa tão somente que não há ser humano capaz
de manter controle sobre um evento em particular. Na época do Antigo
Testamento, entretanto, muitos ‘desastres naturais’ eram literalmente
considerados atos de Deus, uma demonstração de sua soberania sobre os atos
naturais para deles se extrair uma lição espiritual” (Guia do Leitor da
Bíblia, CPAD, pg.531).
Séculos mais tarde, Deus enviou seu Espírito Santo
aos santos que estavam em oração em um cenáculo, aguardando o cumprimento do
que Jesus havia prometido: um revestimento de poder com o objetivo de
anunciarem o evangelho de Jesus Cristo. Naquele dia, aqueles que estavam no
cenáculo foram cheios com o Espírito Santo, de forma que falaram em outras
línguas, e anunciaram a Jesus de forma ousada e sem temor dos homens. Pedro
utilizou a passagem de Joel para explicar o derramamento do Espírito Santo,
mostrando que esse evento traria sinais como a capacidade de profetizar e ter
visões.
Joel também apresenta pontos em sua profecia, como
o chamado “Vale da Decisão”, local em que Deus há de apresentar suas decisões
contra a humanidade rebelde (e não um lugar onde as pessoas decidirão o que vão
fazer); fala também que aquele que invocar o nome do Senhor há de ser salvo,
uma observação inicial para os judeus, mas que entendemos ter sido estendida
aos gentios que clamarem a Deus e que serão salvos.
LIVRO DE JOEL
O quadro abaixo explicar que o livro de Joel pode
ser dividido em duas partes. A primeira descreve a devastação de Judá
ocasionada por uma grande praga de gafanhotos e a comunidade. E a segunda, a
resposta de Deus a Israel e às nações.
Palavra
Chave
Derramamento:
ato ou efeito de derramar; derramação.
INTRODUÇÃO
O Movimento Pentecostal, no início do século 20,
colocou o livro de Joel em evidência, fazendo com que ele fosse conhecido como
o “profeta pentecostal”. Apesar disso, o anúncio da descida do Espírito Santo
não é o tema predominante de seus oráculos. A maior parte de suas profecias
fala da praga da locusta e do julgamento das nações no fim dos tempos.
I.
O LIVRO DE JOEL NO CÂNON SAGRADO
1. Contexto histórico. Pouco ou quase
nada se conhece sobre Joel e a sua época. As escassas informações baseiam-se em
alguns lampejos extraídos de seu livro. Era profeta de Judá e seu pai se
chamava Petuel (1.1). Isso é tudo o que sabemos de sua vida pessoal. Nenhum rei
é mencionado em seu livro, dificultando a contextualização histórica. Ele é
anterior a todos os profetas literários, pois tem-se como certo que escreveu
suas profecias em 835 a.C. Trata-se da época em que Judá estava sob a regência
de Joiada durante a infância de Joás (2 Cr 23.16-21). Isso explica a influência
e a presença significativa dos sacerdotes no governo de Judá (Jl 1.9,13; 2.17).
O templo estava em pleno funcionamento (Jl 1.9,13,14).
2. Posição de Joel no Cânon Sagrado. A ordem dos
Profetas Menores em nossas versões da Bíblia é a mesma do Cânon Judaico e da Vulgata
Latina, mas não é cronológica. Joel é o segundo livro, situado entre Oseias e
Amós, mas na Septuaginta há uma diferença na ordem dos primeiros seis livros:
Oseias, Amós, Miqueias, Joel, Obadias, Jonas.
3. Estrutura e mensagem. O oráculo foi
entregue ao profeta por meio da palavra (1.1). São três capítulos, mas a sua
divisão na Bíblia Hebraica é diferente: lá temos quatro capítulos, pois o
trecho 2.28-32 equivale ao capítulo três, com cinco versículos, e o conteúdo do
capítulo quatro é exatamente o mesmo do nosso capítulo três. São dois os temas
principais: a praga da locusta (1.1-2.27) e os eventos do fim dos tempos
(2.28-3.21). O assunto do livro é escatológico, com ameaças e promessas.
SINOPSE
DO TÓPICO (I)
O livro de Joel é uma obra
escatológica que contém advertências e promessas divinas.
II.
A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
1. Sua personalidade. O Espírito está
presente em toda a Bíblia, que o mostra claramente como uma pessoa e não como
uma mera influência. Ele é inteligente (Rm 8.27), tem emoções (Ef 4.30) e
vontade (At 16.6-11; 1 Co 12.11). Há abundantes provas bíblicas de sua
personalidade.
2. Sua divindade. O
Espírito Santo é chamado textualmente de “Deus de Israel” (2 Sm 23.2,3). Ele é
igual ao Pai e ao Filho em poder, glória e majestade. Na declaração batismal,
somos batizados também em seu nome (Mt 28.19; Ef 4.4-6). Isso significa que o
Espírito Santo é objeto da nossa fé e da nossa adoração. Ele é tudo o que Deus
é (1 Co 2.10,11).
3. Como uma pessoa pode ser derramada? Esta é uma das
perguntas que alguns grupos religiosos fazem frequentemente com a finalidade de
“provar” que o Espírito Santo não é Deus nem uma pessoa. Aqui, por duas vezes a
palavra profética afirma “derramarei o meu Espírito” (2.28,29), o que é
ratificado em o Novo Testamento (At 2.17,18). Ao longo da história, a divindade
do Espírito Santo sempre encontrou oposição. Após o Concílio de Niceia,
surgiram os pneumatomachoi (“opositores do
Espírito”) que, liderados por Eustáquio de Sebaste (300-380), não aceitavam a
divindade do Espírito Santo.
REFLEXÃO
“Atualmente,
o Espírito Santo é derramado, de forma efusiva, sobre qualquer pessoa que venha
a Deus em busca de sua salvação.” Bíblia
de Estudo Aplicação Pessoal.
4. Linguagem metafórica. O “derramamento”
do Espírito Santo é a expressão que a Bíblia usa para descrever o revestimento
de alguém com o poder do mesmo Espírito. Trata-se de uma metáfora, figura que
“consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não
é a sua, em virtude de uma comparação implícita” (Gramática Rocha Lima).
Simbolizado pela água, o Espírito Santo lava,
purifica e refrigera como reflexo de suas múltiplas operações (Is 44.3; Jo
7.37-39; Tt 3.5).
SINOPSE
DO TÓPICO (II)
O Espírito Santo é uma pessoa
e não uma mera influência.
REFLEXÃO
“Nossa
esperança vem do Senho.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
III.
HORIZONTES DA PROMESSA
1. Ponto de partida. A profecia do
derramamento do Espírito Santo começou a ser cumprida no dia de Pentecostes,
que marcou a inauguração da Igreja (At 2.16). O apóstolo Pedro empregou
apropriadamente a expressão “nos últimos dias” (At 2.17) no lugar de “depois”
(Jl 2.28a).
Não faz sentido algum, por conseguinte, afirmar que
a efusão do Espírito Santo foi apenas para a Era Apostólica; antes, pelo
contrário, começou com os apóstolos e continua em nossos dias. Era o ponto de
partida, e não de chegada.
2. Comunicação divina. Deus disponibilizou
recursos espirituais para manter a comunicação com o seu povo por meio de
sonhos, visões e profecias, independentemente de idade, sexo e posição social
(2.28b,29). Todavia, cabe-nos ressaltar que somente a Bíblia é a autoridade
divina e definitiva na terra. Quanto aos sonhos, visões e profecias, são-nos
concedidos para a edificação individual, e não podem ser usados para
fundamentar doutrinas. A Bíblia Sagrada é a nossa única regra de fé e prática.
SINOPSE
DO TÓPICO (III)
A efusão do Espírito Santo
começou com os apóstolos e continua em nossos dias até a volta de Jesus.
IV.
O FIM DOS TEMPOS
1. Sinais. A
profecia de Joel fala ainda sobre aparição de sinais em cima no céu e embaixo
na terra, de sangue, fogo e colunas de fumaça, do sol convertendo-se em trevas
e da lua tornando-se sangue (2.30,31). São manifestações teofânicas de Jeová
para revelar a si mesmo e também para executar juízo sobre o pecado (Êx 19.18;
Ap 8.7). Tudo isso o apóstolo Pedro citou integralmente em sua pregação (At
2.19,20). É de se notar que tais manifestações não foram vistas por ocasião do
Pentecostes. A explicação é que se trata do começo dos “últimos dias”.
2. Etapas. O
primeiro advento de Cristo e o derramamento do Espírito Santo são eventos
introdutórios dos “últimos dias” (At 2.17). Os sinais cósmicos acompanhados de
fogo, coluna de fumaça etc., ausentes no dia de Pentecostes, dizem respeito à
Grande Tribulação, no epílogo da história, “antes que venha o grande e terrível
dia do Senhor” (Jl 2.31; At 2.20).
3. Resultado. A
vinda do Espírito Santo, além de revestir os crentes em Jesus, resulta também
em salvação a todos os que desejam encontrar a vida eterna. O apóstolo Pedro
termina a citação de Joel com estas palavras: “Todo aquele que invocar o nome
do Senhor será salvo” (At 2.21). O nome “SENHOR”, com letras maiúsculas, indica
na Bíblia Hebraica a presença do tetragrama YHWH (as quatro consoantes do nome
divino “Yahweh, Javé, Yehovah, Jeová”). O apóstolo Paulo citou essa passagem
referindo-se a Jesus, e afirmando que o Meigo Nazareno é o mesmo grande Deus
Jeová de Israel (Rm 10.13).
SINOPSE
DO TÓPICO (IV)
O livro de Joel é
escatológico. Ele fala do fim dos tempos a partir do derramamento do Espírito
Santo nos últimos dias.
CONCLUSÃO
O derramamento do Espírito Santo inaugura a
dispensação da Igreja, que, acompanhado de grandes sinais, faz do cristianismo
uma religião sui
generis. A Igreja continua recebendo o poder do alto e
prossegue anunciando a salvação a todos os povos. Nisso, vemos a múltipla
operação do Espírito Santo, revestindo de poder os crentes em Jesus e
convencendo o pecador de seus pecados (At 1.8; Jo 16.7-11).
REFLEXÃO
“Os
crentes devem tomar cuidado com o tratamento que dispensam ao próximo, pois
Deus os chamará a prestar contas no dia do Juízo caso não procedam com amor e
misericórdia.” Bíblia de Estudo Pentecostal.
EXERCÍCIOS
1. Qual o assunto do livro de Joel?
R. O
assunto do livro é escatológico, com ameaças e promessas.
2. Em que parte da Bíblia o Espírito Santo é
textualmente chamado de Deus?
R. O
Espírito Santo é chamado textualmente de “Deus de Israel” em 2 Samuel 23.2,3 e
Atos 5.3,4.
3. Qual o nome do líder que após o Concílio de Niceia
não aceitava a divindade do Espírito Santo?
R. Eustáquio
de Sebaste.
4. Qual o significado do derramamento do Espírito
Santo?
R. O
“derramamento” do Espírito Santo é a expressão que a Bíblia usa para descrever
o revestimento de alguém com o poder do mesmo Espírito.
5. Quais sãos os eventos introdutórios dos “últimos
dias”?
R. O
primeiro advento de Cristo e o derramamento do Espírito Santo são eventos
introdutórios dos “últimos dias” (At 2.17).