A Paz do Senhor! Seja bem-vindo.

A pena de morte

Mt 5.44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;Se a pena de morte resolvesse o problema da criminalidade e da violência urbana, em muitos estados americanos não haveria violência, isso para citar o país mais desenvolvido do mundo. Só JESUS CRISTO é a solução. (Jo 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará).
Temos que ter o cuidado de não procurarmos imitar os americanos em mais esse pecado.


 
E, ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos e disse: Não lhe tiremos a vida” (Gn 37.21).
RÚBEN. Rúben era o primogênito de Jacó e, nessa condição, deveria ser o líder dos seus irmãos. No entanto, depois do seu ato imoral com Bila (ver 35.22 nota), perdeu para sempre a liderança espiritual definitiva e não conseguiu aqui influenciar suficientemente os seus irmãos (vv. 22-29; 42.37,38).37.28 LEVARAM JOSÉ AO EGITO. Embora José fosse tratado com crueldade pelos seus irmãos e vendido como escravo, Deus serviu-se dessas más ações do homem para realizar a sua vontade na vida de José.

A vida é um dom de Deus. Só a Ele, cabe concedê-la ou suprimi-la, direta ou indiretamente, sem que se configure um crime. 
Êx 21.23 Vida por vida
Mas, se houver morte, então, darás vida por vida,
E FOREM CAUSA DE QUE ABORTE. Deus, além de exigir a proteção de pessoas viventes, também exigia a proteção de crianças ainda por nascer. (1) O versículo 21 refere-se a uma mulher dando à luz a uma criança prematura por causa de violência cometida contra a gestante. Se isso acontecesse, quem causasse o aborto tinha que pagar uma multa. (2) Se houvesse lesões graves na mãe ou no filho, o culpado tinha que pagar segundo a lei da retaliação. Note que se a violência causasse a morte da mãe ou do filho, o transgressor seria réu de homicídio e teria que pagar com a própria vida (v. 23). Noutras palavras, o nascituro é considerado nesse texto bíblico como um ser humano: provocar a morte desse feto é considerado assassinato. (3) Note que essa é a única circunstância em que a lei exige a pena de morte por homicídio acidental (Dt 19.4-10). O princípio está claro: Deus procura proteger aqueles que têm menos condições de se protegerem (i.e., os que ainda estão por nascer).
1 Sm 2.6 Deus dá e tira a vida
O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
Jó 7.16 Abominando a vida
A minha vida abomino, pois não viverei para sempre; retira-te de mim, pois vaidade são os meus dias.
RETIRA-TE DE MIM. Com sinceridade, Jó falou com Deus sobre seus sentimentos de injustiça, rejeição e dúvida. Até mesmo desejou que Deus se retirasse dele (vv. 16-19), embora noutras ocasiões ansiasse para Deus falar com ele (14.15; 23.3,5). Os fiéis que passarem por severas provações e sofrimentos devem expressar seus sentimentos abertamente a Deus em oração. Falarmos sinceramente com Deus, da nossa angústia e amargura, em atitude de submissão, não é errado. Ana derramou a sua alma diante do Senhor por causa da grande  provocação que enfrentava (1 Sm 1.13-16). O próprio Jesus oferecia, "com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas" (Hb 5.7) e, por ocasião da sua morte, experimentou as trevas indescritíveis da separação de Deus (Mt 27.46).7.20 SE PEQUEI. Jó considerava a possibilidade de seus conselheiros terem razão, e de Deus ter desencadeado a sua ira contra ele por causa de alguma transgressão desconhecida. O que Jó não sabia era que Deus realmente o estava observando, não com ira, mas com compaixão e amor. Embora sob prova até o seu limite, Jó se recusou firmemente a blasfemar contra Deus (cf. 2.9), e assim foi exaltado o poder libertador de Deus. No devido tempo, ao terminar a prova, Jó teve a aprovação de Deus publicamente (42.8).
Sl 30.5 A vida é favor de Deus
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
NA MINHA PROSPERIDADE. Sob a segurança da prosperidade, o salmista supunha que pela sua riqueza e sucesso ele se tornara tão forte que nada poderia destruir a sua prosperidade. Deus, então, retirou a sua mão protetora, o que lhe resultou em problemas graves e desamparo na sua vida, levando-o a sentir a necessidade do constante cuidado e presença de Deus (vv. 8-10). Todo crente que confia em si mesmo, e nas coisas temporais, e que na sua vida não dá o primeiro lugar a Deus e ao seu reino, é aqui advertido nas palavras deste salmo.
Êx 20.13 Não matarás.

NÃO MATARÁS. O sexto mandamento proíbe o homicídio deliberado, intencional, ilícito. Deus ordena a pena de morte para a violação desse mandamento (ver Gn 9.6 nota). O NT condena, não somente o homicídio mas também o ódio, que leva alguém a desejar a morte de outrem (1 Jo 3.15), bem como qualquer outra ação ou influência maléfica que cause a morte espiritual de alguém (ver Mt 5.22 nota; 18.6 nota).

GÊNESIS 20.13
E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar aonde viermos: dize de mim: É meu irmão.

ÊXODO 21.12,15,16  
12 Quem ferir alguém, que morra, ele também certamente morrerá;15 O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá.16 E quem furtar algum homem e o vender, ou for achado na sua mão, certamente morrerá.

CERTAMENTE MORRERÁ. Estes versículos mencionam quatro crimes, aos quais Deus sentenciou a pena de morte: o homicídio premeditado (vv.12.14), agressão física aos pais (v. 15), seqüestro de pessoas (v. 16) e amaldiçoar, insultar e ofender verbalmente os pais (v. 17). Esta penalidade demonstra a importância que Deus atribui ao relacionamento correto entre as pessoas (homicídio e seqüestro) e ao relacionamento apropriado na família (tratamento aos pais).

MATEUS 5.17,21,22
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir. 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.